O período de quarentena no município de Potiraguá até parece que chegou ao fim. Na manhã deste sábado (28), o Blog do Edyy esteve registrando algumas imagens da Praça da Feira e flagrou vários pontos comerciais funcionando normalmente. Alguns até estão restringindo a quantidade de consumidores, outros optaram por bloquear o acesso à área interna do estabelecimento e fazem a venda dos produtos entre as grades de proteção.
Há uma semana atrás, até que os moradores estavam levando à quarentena à risca, obedecendo as recomendações do Ministério da Saúde, mas após o pronunciamento do Presidente Bolsonaro, que discursou contra a quarentena a maioria dos moradores retornaram a suas rotinas normais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Potiraguá tem um caso suspeito de Covid-19 e mais de 22 em monitoramento (de pessoas que vieram de cidades que já existem casos confirmados da doença).
Com a disseminação da doença COVID-19 provocada pelo coronavírus, muitos países e regiões do mundo estão declarando quarentenas às suas populações. Mas, afinal, o que isso significa e qual é a importância da estratégia para o combate a essa pandemia mundial?
A quarentena é a restrição do movimento de pessoas sadias para impedir a exposição da população a uma doença transmissível que ainda não tem um diagnóstico médico confirmado. Essa medida de saúde pública é uma estratégia que os órgãos responsáveis têm para garantir a proteção da sociedade.
Importância da quarentena
A prática é antiga e não se sabe ao certo quando foi aplicada a primeira vez. A quarentena foi aplicada ao longo da história da humanidade, um exemplo foi durante a peste negra que se espalhou pela Europa no século XIV, quando todos os navios vindos de áreas contaminadas tinham de esperar 40 dias para desembarcar em Veneza.
Porém, apesar do nome, a quarentena não precisa ter necessariamente 40 dias e deve ser realizada pelo período máximo de incubação de doenças, tempo compreendido entre a infecção e a manifestação dos sintomas. No caso do coronavírus, segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o tempo de incubação varia de 2 a 14 dias.