Todo o semestre o Governo do Estado contabiliza o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e o compara com o mesmo semestre do ano anterior. E, os policiais militares, civis e dos departamentos técnicos lotados nas áreas que conseguiram reduzir estes crimes são premiados pelo governo. São classificados como CLVI: o homicídio doloso (Artigo 121 do Código Penal Brasileiro); roubo seguido de morte (Artigo 157, parágrafo 3º do CPB); lesão corporal dolosa, seguida de morte (Art. 129, § 3º do CPB).
Dentre os 52 Áreas Integradas da Segurança Pública (Aisp), 23 apresentaram redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). As Áreas Integradas da Segurança Pública são regiões que contam com a atuação conjunta de unidades da Polícia Militar, da Polícia Civil e do DPT, realizando ações, planejamento, estratégias em comum, além de possuírem metas para redução da criminalidade também conjuntamente.
No interior do Estado quem alcançou os melhores resultados na redução dos CVLIs foi a Aisp 43 (Itapetinga), que obteve uma queda de 55% nos CLVI. No primeiro semestre de 2020 foram contabilizados 45 CVLIs nas 13 cidades da Região Médio Sudoeste. E, no primeiro semestre deste ano, essa mesma região, que área de responsabilidade da 8ª CIPM/Itapetinga, contabilizou 20 homicídios. Este resultado é fruto do trabalho integrado e incansável desempenhado não só pela Polícia Militar, mas também pela Polícia Civil, representada pela 21ª COORPIN, e pelas Guardas Municipais locais.
PMBA, uma Força a serviço do cidadão!
Fonte: Portal do Servidor.