O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou na noite desta terça-feira (15) a convocação de 611 reservistas da Polícia Militar para reforçar a segurança pública do estado e a nomeação de 54 investigadores da Polícia Civil. O anúncio foi feito durante o Papo Correria, programa do gestor, nas redes sociais.
Rui Costa começou o programa fazendo uma análise do momento atual, que a Bahia vive, em relação a pandemia do novo coronavírus. Ao usar um gráfico, o governador mostrou que o número de mortes de pessoas com idades entre 30 e 59 anos vítimas de Covid-19 praticamente triplicou em junho.
“Existia uma tese, que durou muitos meses, de que só morriam pessoas idosas de Covid-19, pessoas com a idade avançada e que tinham muitos problemas de saúde. Nós estamos mostrando os dados para deixar claro que o perfil mudou”, disse o governador.
“Infelizmente, estão morrendo pessoas mais jovens. É em função disso que nós estamos chamando atenção para que, respeitando a história, a tradição, a cultura do São João, as pessoas evitem aglomeração, evitem participar de festas”, afirmou.
São João na Bahia
São João 2019 em Amargosa, cidade da Bahia — Foto: Divulgação/Prefeitura de Amargosa
Após mostrar os números, Rui Costa alertou o público mais jovem para os riscos de aglomerações durante o período do São João. Durante o Papo Correria, o governador afirmou que não colocará barreiras nas estradas durante o feriado e não vai proibir a realização de fogueiras.
“Não temos como fazer a triagem na estrada para saber o motivo das viagens das pessoas”, disse o governador da Bahia.
Rui Costa relembrou as medidas restritivas já anunciadas pelo governo como a suspensão do transporte intermunicipal e a proibição de vendas de bebidas durante os festejos.
“Esperamos a contribuição de todos nesse período”.
Vacinas da Sputinik V chegam em julho
Imagem de frascos da vacina Sputnik V feita no Brasil divulgada pela Embaixada da Rússia no Brasil — Foto: Reprodução/Facebook/Embaixada da Rússia no Brasil
No mês de julho, a Bahia receberá 300 mil doses da vacina russa Sputnik V. O acordo foi divulgado nesta terça-feira (15), em reunião entre representantes do Fundo Soberano Russo e governadores do Nordeste, e comentado pelo governador Rui Costa.
Segundo Rui Costa, o Fundo confirmou para o início de julho o envio das primeiras doses e informou que entregará até o fim de junho o cronograma de distribuição das doses.
“Aplicando as duas doses, teremos 150 mil pessoas imunizadas. Ainda nesta semana, nós vamos definir quatro ou cinco cidades onde vamos aplicar essas vacinas em toda a população adulta acima de 18 anos e que ainda não foi vacinada. Resolvemos concentrar essa vacina em alguns municípios para gerar um efeito demonstração”, afirmou Rui Costa.
“Após a vacinação, nós vamos fazer a coleta dos dados e apresentar para o Brasil e para o mundo inteiro os resultados, mostrando a da eficácia dessa vacina que já vem sendo aplicada com sucesso em vários países”, concluiu.
Em março, o consórcio de governadores do Nordeste formalizou a compra de 37 milhões de doses da Sputnik V.
A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, com restrições, a importação do imunizante. Em um primeiro momento, as vacinas serão para apenas 1% da população de cada um dos seis estados do Nordeste que fizeram o pedido à Anvisa: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí.
Convocação de professores
Durante o Papo Correria, o secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues, anunciou a convocação na quarta-feira (16), de 306 novos professores e 72 novos coordenadores pedagógicos para o quadro funcional da rede estadual de ensino. O profissionais foram aprovados em concurso realizado em 2017.
Jerônimo Rodrigues informou que os convocados terão o prazo de 10 dias para a entrega dos documentos e exames prévios à nomeação. O gestor relatou que em Salvador, a entrega será feita diretamente na sede da Secretaria de Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Os profissionais devem iniciar as atividades pedagógicas no mês de agosto, segundo o secretário de Educação. O gestor não detalhou quais as regiões que vão receber os novos funcionários. G1