O número de picadas de escorpiões aumentou 17% entre janeiro e julho de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), foram notificados 3.393 acidentes envolvendo os animais neste ano.
O mês de agosto é a época de reprodução dos escorpiões, período em que as fêmeas têm maior concentração de veneno. Por isso, o cuidado e a prevenção devem ser redobrados.
Na região sudoeste o tipo de escorpião mais comum é o amarelo. A principal alimentação dessa espécie são baratas.
Segundo a professora de biologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Raquel Maluf, os escorpiões têm aparecido com maior frequência por causa do desmatamento e chuvas.
“O Escorpião vai vim para cidade porque ele vão encontrar condições mais adequadas as vezes mais do que na própria mata. Ele vai encontrar alimento com facilidade, também abrigo com facilidade em entulhos, resto de construções”, disse a professora.
“Quando você não tem um descarte adequado do lixo orgânico, prolifera baratas, então você vai ter o alimento dos escorpiões”.
Segundo a Sesab, entre janeiro e julho deste ano foram notificados 3.393 acidentes com escorpiões na região sudoeste. Número maior do que no mesmo período de 2021, quando foram registrados 2.888 casos.
Em caso de picada de escorpião, o primeiro passo é lavar o local com água e sabão e não espremer ou aplicar produtos na região. em seguida, é indispensável entrar em contato com uma equipe de emergência para receber orientações.
Em Vitória da Conquista, o único local que disponibiliza o soro antiescorpiônico é o Hospital Geral.
“O soro vai agir neutralizando o veneno do escorpião”, apontou a coordenadora de serviço hospitalar do HGVC, Vanessa Luz.
N° de picadas de escorpiões aumenta 17% em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano — Foto: Reprodução/TV Sudoeste
A picada de escorpião se não tratada adequadamente pode trazer sérias consequências, principalmente para crianças e idosos. Em alguns casos, o soro antiescorpiônico é fundamental para evitar a morte.
“Não colocar erva, fumo, querosene, álcool no local, não amarrar o local e caso tenha vômitos, tonturas visão turva, ataque cardíaco, esses pacientes, mesmo sendo adultos, devem procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, explicou a coordenadora de serviço hospitalar do HGVC.
Por causa do aumento de casos, a supervisão de um condomínio que fica em Vitória da Conquista lançou uma campanha para os moradores sobre os cuidados para evitar acidentes com escorpiões.
O alerta, que foi enviado pelo aplicativo de mensagem, é bem explicativo. São dicas que podem ajudar a evitar o aparecimento de escorpiões dentro do imóveis, como usar telas e bocas de ralo, pia e tanque e manter o ambiente sempre limpo.
“Os escorpiões estão em tempo de reprodução então eles acabam mais venenosos. Então tomamos essa medida para os moradores reverem situações que podemos evitar dos escorpiões estarem dentro das nossas residências”, disse o supervisor de condomínio, Edivan Silva.