Na manhã desta sexta-feira (28), a Guarda Municipal de Vitória da Conquista realiza uma ação preventiva social, em parceria com secretarias municipais e apoio de outras forças de segurança, na Avenida Filipinas, bairro Felícia, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para a retirada pacífica de barracos localizados no canteiro central da avenida, os quais eram ocupados por moradores em situação de rua e utilizados como ponto de tráfico e uso de drogas.
A ação vem em atendimento às inúmeras queixas dos moradores e comerciantes do entorno, pacientes e funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que reclamavam também de furtos nos comércios, roubos com uso de arma branca, importunação sexual às pessoas que transitavam por aquele trecho da Filipinas, além de brigas entre os próprios ocupantes dos barracos, com gritos e ameaças.
Antes da ação de hoje, a Guarda Municipal já tinha realizado uma ação preventiva no local, com abordagens, busca pessoal a oito pessoas, das quais, cinco homens e três mulheres. Durante a ação foram encontrados em poder de um homem e uma mulher, três porções de substância análoga à maconha e 15 pedras semelhantes a crack, além de R$ 1.162,00 em espécie e quatro aparelhos celulares.
Ainda hoje, as equipes de abordagem social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e de Saúde iniciam o encaminhamento dos moradores à rede de acolhimento e auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade social, que conta com serviços como o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Adulto, Centro Pop Criança e Adolescente, abrigos provisórios e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros, disponível no município. O Serviço Especializado de Abordagem Social, composto por educadores sociais, realiza atendimentos de segunda a sábado, oferecendo suporte e encaminhamentos necessários.
Também participam da operação conjunta, o Simtrans, que realiza o bloqueio das ruas, e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), com a retirada do lixo e limpeza do local. Os pertences pessoais retirados do barraco estão à disposição dos moradores no Deserg.