Segundo informações que acabam de chegar a redação do BLOG DO EDYY, dão conta que uma fazenda que pertence à família do ex-ministro Geddel Vieira Lima, na zona rural do município de Itapetinga, sudoeste da Bahia, foi ocupada por “indígenas”, na manhã desta segunda-feira (05), de agosto. A propriedade é a mesma que já havia sido ocupada em setembro de 2017.
Segundo informações fidedignas, cerca de 50 famílias invadiram de forma pacífica a fazenda Esmeralda, que fica localizada na zona rural de Itapetinga, próximo ao município de Potiraguá, às margens do Rio Pardo.
De acordo com informações colhidas pelo Blog, os indígenas são da Aldeia Alto da Abobreira, das Etnias: Kamakãns e Imborés pertencentes e originado a região do Médio Sudoeste da Bahia, estariam, segundo diz uma nota emitida por eles, reivindicando as terras que são histórica e culturalmente do povo deles por direito.
Ainda segundo a nota enviada pela Cacica Tanara, que circula nos meios de comunicações, a retomada foi feita de forma pacífica e ordeira, e que os residentes já os esperavam, haja vista a sabedoria popular da verdadeira propriedade da localidade pelo “nosso povo”.
Leia a Nota:
Nós, povos indígenas da Aldeia Alto da Abobreira, das Etnias: Kamakãns e Imborés, pertencentes e originado a região do Médio Sudoeste da Bahia, estamos reivindicando as terras que são histórica e culturalmente de nosso povo por direito.
Nessa manhã de segunda-feira (05/08) retomamos as terras identificadas como Fazendo Esmeralda, em Itapetinga-BA.
A retomada foi feita de forma pacífica e ordeira. Os residentes já nos esperavam, haja vista a sabedoria popular da verdadeira propriedade da localidade pelo “nosso povo”.
Compomos 50 famílias no local, composto com homens, mulheres, crianças e anciões.
TODOS os povos que foram oprimidos, massacrados, mortos ou expulsos dessas terras.
Aguardamos a presença dos órgãos competentes para lidar com tal fato, que é a FUNAI e a Polícia Federal.
Nada queremos, além de JUSTIÇA!
ATENCIOSAMENTE,
CACICA TANARA
Anúncios!