Morreu nesta quinta-feira (11/11), a jornalista Cristiana Lôbo, aos 63 anos. A colunista de política vinha lutando contra um mieloma múltiplo nos últimos anos, que foi agravado por uma pneumonia contraída nos últimos dias.
Atuante no jornalismo por mais de 30 anos, ela começou a carreira cobrindo a política do estado Goiás, quando se mudou para Brasília, capital federal, onde começou a cobrir o Congresso Nacional.
Contratada pelo jornal O Globo, Lôbo foi setorista do Ministério da Saúde e acompanhou de perto diversos avanços do país, como a criação da carteirinha de vacinação. Depois de 13 anos no jornal Global, Cristiana começou a assinar colunas no jornal O Estado de São Paulo.
De lá para cá, a jornalista atuou no time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os principais acontecimentos da política nacional, além de ter contribuído com diversos outros telejornais da casa.
O que é um Mieloma?
O Mileoma múltipo é um câncer que se manifesta em um tipo de células de medula óssea chamadas plasmócitos, que são responsáveis por produzir anticorpos que combatem vírus e bactérias invasoras.
Com o surgimento do Mileoma, os plasmócitos se tornam anormais e se multiplicam rapidamente, o que acaba comprometendo a produção de outras células do sangue