Na manhã de hoje (26/11), a Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, deflagrou a _Operação Descobrimento_, com o objetivo de cumprir 23 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
A ação visa capturar homicidas e traficantes, integrantes de facções criminosas e apreender armas de fogo e drogas, além de combater o tráfico de drogas, principal causa de homicídios na região.
A decretação dos mandados de prisão e de busca e apreensão ocorre a partir de investigações da Polícia Civil (DTs de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália).
Participam da Operação equipes do DEPIN, por intermédio da 23a Coorpin-Eunápolis, DIRPIN SUDOESTE/SUL, CATTI – SEDE, 8a Coorpin-Teixeira de Freitas, 7a Coorpin-Ilheus, 6a Coorpin-Itabuna, 20a Coorpin-Brumado, 21a Coorpin-Itapetinga, 22a Coorpin-Guanambi, CORE, DTE, DEAM e DELTUR Porto Seguro, com apoio da Polícia Militar por intermédio do CPR – Extremo Sul, RONDESP, CIPE Mata Atlântica, 8a BPM e GRAER – Grupamento Aéreo da Polícia Militar, que utilizou um helicóptero durante a operação.
Um dos alvos é o homicida A.S.L., de 29 anos, conhecido como “Pacheco”, preso em Coroa Vermelha, distrito de Santa Cruz Cabrália, durante a Operação Descobrimento.
Pacheco, como é conhecido, foi autor do homicídio de Dênis Kauã, índigena de 16 anos, fato este ocorrido em 24/07/202, e também está sendo investigado como autor do homicídio de Tauã Passos Monteiro, de 26 anos, fato este ocorrido em no dia 29/09/2024, em Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabralia. A vítima Tauã, de etnia também Pataxo, era filho da vereadora reeleita Indiara Ferreira dos Passos, do partido PP.
Com Pacheco foi apreendida uma Pistola calibre .40, possivelmente a arma utilizada em três homicídios.
Oito indivíduos envolvidos em homicídios e tráfico de drogas já foram presos durante a operação, que permanecerá em curso também em resposta aos últimos crimes de repercussão nacional que ocorreram na região.
Fonte: Polícia Civil