As pessoas que não pertencem aos grupos prioritários de vacinação contra a gripe A, poderão, a partir desta terça-feira, 30, receber a imunização. A liberação das doses para o restante da população foi anunciada nesta segunda-feira pelo secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo Reis.
O motivo da decisão foi a baixa procura pelo público alvo ao longo da campanha que durou pouco mais de um mês e se encerrou nessa sexta-feira, 26. Restam ainda um milhão de doses a serem aplicadas em todo o Rio Grande do Sul. Em Santa Cruz do Sul, entretanto, o número de vacinas disponíveis não é tão expressivo.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Raquel Emmel Lopes, em decorrência de o quantitativo de vacinas disponível nas unidades não ser muito grande, é importante que as pessoas compreendam que não haverá vacina para todos. “Ainda não foi possível contabilizar o número de doses que estarão disponíveis para a população, mas adiantamos que nem todos que se deslocarem às unidades terão acesso à aplicação.”
Conforme dados atualizados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni), até o fim da campanha Santa Cruz do Sul vacinou 38.637 pessoas. O quantitativo representa 86,41% do público alvo. A meta era que 41 mil (90% do público alvo) recebesse a imunização.