Blog do Edyy

Urgente em Itapebi: Policiais militares condenados por tortura seguida de morte são presos após decisão definitiva da Justiça

Dois policiais militares condenados por tortura seguida de morte foram presos em Porto Seguro após a Justiça tornar definitiva a sentença relacionada a um crime ocorrido no município de Itapebi, no extremo sul da Bahia.

Os policiais Ricardo Soares Schaun e Raphael Santos de Oliveira foram condenados a 10 anos, 6 meses e 24 dias de prisão, além da perda do cargo público. A prisão aconteceu depois que o Superior Tribunal de Justiça confirmou o trânsito em julgado do processo, encerrando qualquer possibilidade de novos recursos.

Relembre o caso

De acordo com denúncia do Ministério Público da Bahia, a vítima, Epaminondas Batista Mota, de 52 anos, teria sido agredida pelos policiais durante uma abordagem com o objetivo de forçar a confissão de um suposto furto.

O caso aconteceu no dia 16 de janeiro de 2022, no Bar do Zai, localizado na região central de Itapebi. Segundo a acusação, Epaminondas foi retirado do estabelecimento já após agressões e levado desacordado para a delegacia.

Horas depois, ele não resistiu e morreu.

Durante as investigações, os policiais negaram a prática de tortura. Em depoimento, afirmaram que apenas conduziram o homem ao hospital após ele reclamar de dores nas pernas.

Com a decisão definitiva da Justiça, a condenação passa a ser cumprida sem possibilidade de reversão por meio de recursos.


COMPARTILHAR