Uma equipe formada por engenheiros e técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), acompanhada por representantes do Governo da Bahia, esteve nesta quarta-feira (5) na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, no município de Itapebi, para realizar uma vistoria técnica. O objetivo da visita foi avaliar a possibilidade de liberar parcialmente a estrutura para o tráfego de veículos leves e ônibus.
Desde que a ponte foi interditada no dia 5 de maio, devido ao comprometimento de sua estrutura, a região enfrenta uma série de transtornos. O bloqueio total no local afetou diretamente o escoamento da produção agrícola, o transporte intermunicipal e a rotina de quem depende da rodovia para trabalhar, estudar ou ter acesso a serviços básicos de saúde.
Enquanto isso, os motoristas têm utilizado um desvio alternativo pela BA-658, passando por Belmonte — um trajeto mais longo e com trechos em más condições. A boa notícia é que esse desvio deve receber, nos próximos dias, serviços de pavimentação asfáltica, o que pode amenizar, temporariamente, o impacto da interdição.
Caso os técnicos confirmem a viabilidade da liberação parcial, a medida poderá aliviar a situação de milhares de moradores e motoristas que transitam pela BR-101, uma das principais vias de ligação entre o sul e o extremo sul da Bahia.
Ver essa foto no Instagram